Revolution Slider Erro: Slider with alias Basilica_Nsa_Sra_Aparecida not found.

Maybe you mean: 'Excursao_Parque_Maeda' or 'Excursao_Barra_Bonita' or 'Excursao_Basilica_Nsa_Sra_Aparecida' or 'Excursao_Borda_da_Mata' or 'Excursao_Holambra' or 'Excursao_Ibitinga-SP' or 'Excursao_Jacutinga' or 'Excursao_Juruaia-MG' or 'Excursao_Monte_siao-MG' or 'Excursao_Pedreira-SP' or 'Excursao_Pedreira_Holambra_Garden_Center' or 'Excursao_Pocos_de_Caldas' or 'Excursao_S-Tome_Letras' or 'Excursao_Serra_Negra' or 'Excursao_Atibaia_SP' or 'Excursao_Caverna_do_Diabo' or 'Excursao_Praia_Gonzaga-SP' or 'Excursao_Campos_Jordao' or 'Excursao_Capitolio_MG' or 'Excusao_Sao_Roque' or 'Excursao_Porto_Ferreira' or 'Excursao_Chacara_Campo_Imperial' or 'Excursao_Paaguai' or 'Excursão_Embu_das_Artes' or 'Excursão_Limeira-SP' or 'slidExcursao_Monte_Verde' or 'Excursao_Jau-SP' or 'Excursao_Shopping_Via_Direta' or 'Excursao_ExpoAflord' or 'Parque_Aquatico_Vale_Encantado' or 'Noeland'

Origem do nome: Achado por três pescadores no Rio Paraíba do Sul a imagem de Nossa Senhora da Conceição, até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros.

 

Veja Nossa Excursão para a Basílica Nsa. Sra. Aparecida

 

:: História da Cidade

A história da cidade de Aparecida está diretamente ligada com a história da imagem da Padroeira, que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção. Preocupados em providenciar o jantar para o poderoso Conde de Assumar, de passagem pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto), onde iria assumir o cargo de Governador da Capitania das Minas Gerais, três pescadores retiraram com suas redes, do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem que apareceu das águas ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores, até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros.

Os frequentes relatos de milagres atribuídos à Santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica. Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.

Localizada no Vale do Paraíba, a meio caminho das duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, é cortada pela mais importante rodovia brasileira, a Via Dutra. Essa localização privilegiada facilita a acessibilidade ao município, tanto por transporte rodoviário quanto aéreo, devido à proximidade com as duas capitais, que detêm os maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil. Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente mais de onze milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Aparecida

:: Basílica Velha

A primitiva Capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, construída pelo padre José Alves Vilela, em 1745, passou por duas reformas, a primeira entre 1760 e 1780, quando recebeu nova fachada com duas torres, e a Segunda entre 1824 e 1834. Atualmente a basílica velha esta passando por uma nova reforma.

Em 1844, uma das torres não oferecia segurança. A Mesa Administrativa, que cuidava dos bens da Capela, pediu em julho do mesmo ano, ao mestre de obras José Melo Costa que verificasse seu estado.
 
Constatado o perigo, a Mesa decidiu então demolir a torre e construir outra, onde o término de sua construção ocorreu somente 19 anos depois, em janeiro de 1864. A igreja que foi construída em estilo Barroco, ostenta sua artística e vistosa fachada com suas duas torres, seu altar-môr e o retábulo foram esculpidos em mármore de Carrara, as figuras, também em mármore, que encimam o altar representam as virtudes. A Basílica Velha foi tombada como monumento de interesse histórico-religioso e arquitetônico, pela resolução n°  II de 18 de abril de 1982.

O som de seus carrilhões emociona devotos e turistas sempre às 12 e 18 horas.

:: Basílica Nova

O projeto elaborado pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, tem 173 metros de comprimento por 168 metros de largura, foram utilizados em sua obra mais de 25 milhões de tijolos e cerca de 40.000 m3 de concreto em uma área total construída de 23.000 m2, sendo a área construída coberta de 18.000 m2.

A Basílica Nacional de Aparecida tem capacidade de abrigar 75 mil pessoas, possui a forma de uma Cruz Grega e suas naves possuem uma altura de 40 metros, a cúpula mede 70 metros de altura com um diâmetro de 78 metros e sua torre mede 100 metros de altura.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida  recebe atualmente cerca de 75 milhões de peregrinos por ano.

:: Principais Pontos Turísticos

Basilica_Nsa_Sra_Aparecida_01  

Santuário Nacional

Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

matriz_basilica  

Matriz Basílica

Marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745, em estilo barroco foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Passa por um minucioso processo de restauração que está lhe devolvendo suas características originais. É um dos monumentos mais visitados de Aparecida e considerado um símbolo de fé pelos devotos.

morro-do-cruzeiro  

Morro do Cruzeiro

Morro de peregrinações com as estações da Via Sacra, com 680 metros de altura, oferece uma excelente vista da cidade e parte da região. O local é arborizado com gigantescas arvores, o que
empresta um delicioso perfume às primeiras horas da manhã.

No percurso há 13 capelas em estilo néo-clássico, antigas, que abrigam os passos da Via Sacra. Lá no alto, na década de 20, foi implantada uma enorme cruz, pelos missionários Redentoristas, durante as Santas Missões. No esplanada posterior fica o Sepulcro com a imagem do Cristo morto.

É importante notar durante a subida a quantidade de placas espalhadas pelo local, atestando a fé e o agradecimento dos peregrinos, pelas graças alcançadas.

porto_iguacu  

Porto Itaguaçu

Local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de grande peregrinação, para o qual centenas de romeiros afluem afim de conhecer a história de onde tudo começou.

O Porto Itaguaçú pertence a Arquidiocese, foi inteiramente remodelado e apresenta infra-estrutura condizente com o fluxo de visitantes.

Possui um marco esculpido pelo artista aparecidense Chico Santeiro, no local há algumas barracas e um barco para passeio pelo Rio Paraíba.

teleferico  

Teleférico

Liga a parte baixa onde está localizado o Santuário Nacional à parte alta onde está localizada a Basílica Velha e vice versa.

memorial_redentorista  

Memorial Redentorista e Padre Vítor Coelho

Criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história desta importante missão de fé, abrigando um museu, a Capela Memorial Redentorista e a Capela em homenagem ao Padre Vítor, conhecido como Apóstolo do Rádio, cujo processo de beatificação encontra-se em andamento.

Padre Vítor Coelho Nasceu em Sacramento, MG, a 22 de setembro de 1899. Em 1911, entrou para o Seminário de Santo Afonso, em Aparecida.

Fez os votos religiosos na Congregação Redentorista em 1918. Foi ordenado padre em 1923. Em 1940, no auge das Santas Missões, foi atingido pela tuberculose. Internado em Campos do Jordão, SP, aprendeu com o Cristo Sofredor o mistério do sofrimento e da solidão.

E, 1948, já curado, Deus lhe oferece novo campo de apostolado em Aparecida, onde se dedicou à evangelização dos romeiros e dos ouvintes da Rádio Aparecida até sua morte, a 21 de julho de 1987.

Sua profunda confiança na misericórdia de Deus e na intercessão de Nossa Senhora Aparecida revestiu de força carismática suas pregações, levando as pessoas à conversão pessoal para Cristo e sua Igreja.

mirante-das-pedras  

Mirante das Pedras

Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80m de altura.

aquario-_de_aparecida  

Aquário

Com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta inclusive com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.

igreja_de_sao_benedito  

Igreja de São Benedito

Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas. O templo foi construído em 1918 e é decorado com anjos esculpidos pelo artista Chico Santeiro.

seminario_bom_jesus  

Seminário Bom Jesus

Criado para ser um grande centro de formação religiosa, o Santuário Bom Jesus ganhou destaque como atrativo turístico após hospedar Madre Paulina e os papas João Paulo II e Bento XVI. O magnífico edifício, erguido em 1895 em estilo.

igreja_sao_geraldo  

Igreja São Geraldo

Igreja de São Geraldo: Localizada na entrada do Porto Itaguaçu foi construída em 1.926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por muitos anos. 

centro_de_apoio_ao_romeiro  

Centro de Apoio ao Romeiro

Foi projetado para oferecer comodidade e conforto às compras e lazer dos romeiros, possui uma grande praça de alimentação e mais 380 lojas, onde se podem comprar todos os tipos de lembranças. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário Nacional.

passarela_da_fe  

Passarela da Fé

Com seus 389 metros de comprimento e 35 de altura, a passarela que une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional é um marco de Aparecida. Inaugurada em 1.972, é ponto de visitação obrigatório na cidade.

feira_livre_parecida  

Feira Livre

Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco, de artigos religiosos a lembranças do município.

morro-presepio  

Morro do Presépio

Localizado ao lado do Estacionamento do Santuário Nacional, abriga esculturas que reproduzem importantes fatos histórico-religiosos do nascimento de Jesus Cristo e outras representações, como o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas.

mirante_da_santa  

Mirante da Santa

Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo.

 

Sala das Promessas Santuário Nacional Aparecida

 

Sala das Promessas do Santuário Nacional de Aparecida

 

Especial: João Paulo II em Aparecida

 

Papa Bento XVI se emociona ao ver imagem de Nossa Senhora Aparecida

*** Está página recebeu 110 visita(s). Hoje foi visitada 1 vez(es) nas últimas horas.