Origem do nome: Devido ao córrego Barra Bonita, que atravessa a cidade e onde havia um pequeno porto, chamado de barra.

 

Veja Nossa Excursão para Barra Bonita

 

:: História

Por volta de 1883 ou 1886, é que Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada as margens do rio Tietê que encontrava-se com as águas do córrego formando uma barra bonita.

Ponte Campos Sales – inaugurada em 5 de março de 1915, construída pelo ex-presidente: Manuel Ferraz de Campos Sales. Considerada uma obra de grande modernidade para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações, como o famoso “Vaporzinho”, Visconde de Itu que transportava a produção cafeeira de toda região.

:: Turismo

A principal atividade turística da cidade é o passeio de barco pela eclusa do Rio Tietê. Mas também há outros atrativos, como o artesanato na praça de Artesanato Dr. Tatinho, o museu histórico Luiz Saffi, o Barra Bonita Shopping, a Casa de Cultura Fernando Morais, Cine Teatro Profª Zita De Marchi, a Igreja Matriz São José, o Memorial do Rio Tietê e o passeio no trenzinho Simpatia Paulista.

:: Filho Ilustre

Barra Bonita é a terra natal de um grande nome da música sertaneja: o cantor Belmonte (Pascoal Zanetti Toradelli, nascido em 02/11/1937 – falecido em 09/09/1972 em um acidente automobilístico no município de Santa Cruz das Palmeiras-SP). Belmonte e Amaraí formaram um dupla de importância gigantesca na música sertaneja do final dos anos 60 e início dos 70. O hino sertanejo, para muitos, é “Saudade de Minha Terra”, gravado originalmente por Belmonte em outra formação, mas o reconhecimento veio com Amaraí. Quem não conhece aquele som da sanfona dessa música, que diga-se de passagem foi gravado por Zé Maringá, um sanfoneiro maravilhoso.

 

Fonte: Wikipédia

:: Principais Pontos Turísticos

ponto_museu Museu Histórico Municipal Luiz Saffi
2° feira – 13:00 às 17:00h
3° feira a 6° feira: 9:00 às 11:00h / 13:00 às 17:00h
Sábado e domingo: 9:00 às 17:00h
navio_naveg Navegação Fluvial Médio Tietê
Passeio pela Eclusa com Refeição!!!
Embarque neste passeio e descubra oque o Rio Tietê tem de melhor, mostrando sua água limpa e sua paisagem encantadora rodeadas de pássaros, animais e peixes. Acompanhado de uma deliciosa refeição.Av. Pedro Ometo – Centro – Barra Bonita – SP
Site: –http://www.barrabonitasp.com.br
pontos_shopping Barra Bonita Shopping
3° a sábado – 10:00 às 20:00h
Domingo e feriado – 10:00 às 18:00h
ponto_memorial_tiete Memorial do Rio Tietê
Semana inteira – 9:00 às 17:00h
Telefone: 3641-2422/ 3641-3425
Site:www.maenatureza.org.br
ponto_artesanato Praça do Artesanato
Sábado, domingo e feriado – 7:00 às 18:00h
3° feira a 6° feira – 8:00 às 18:00h
2° feira – Não abre
ponto_marinha Marinha do Brasil
2° feira, 4° feira e 6° feira – 8:00 às 12:00h
Telefone: 3604-1000
ponto_kartodromo Praça Turística Waldemar Lopes Ferraz
Conhecida como Praça de Teleférico situada à margem do Rio Tietê, possui pista de kart com 750 metros de extensão, uma pequena lagoa para passeios de pedalinho, quiosques, trailers, e um teleférico que passa sobre a praça, com 12 metros de altura e 700 metros de extensão (ida e volta).
ponto_casa_da_cultura Casa da Cultura
2° feira a sábado – 7:30 às 22:00h (quando há exposição)
Barra_Bonita_05 Ponte Campos Salles
A ponte, encomendada pelo então Presidente da República, Dr. Campos Salles, foi inteiramente construída na Alemanha e montada aqui no Brasil. Na época de sua inauguração (5 de março de 1915), Ela faz parte do patrimônio da cidade, mas sua largura é insuficiente para que passem dois carros simultaneamente.
ponto_igreja_sao_jose Igreja Matriz São José
Com uma decoração arrojada, destaca-se na paisagem devido às suas cores fortes. Depois da restauração e recuperação, a Igreja Matriz se tornou um dos principais pontos de visitação de turistas.
ponto_igreja_sto_antonio Paróquia de Santo Antonio
Igreja da cidade em importância, estando localizada a meio caminho do centro ao Distrito Industrial. Há uma torre ao lado da igreja e do outro lado, encontra-se a Casa Paroquial.
Rua Amália, 139 – Vila Nova
Site:www.santoantoniobarrabonita.com.br

Missas com transmissão ao vivo pela Web
ponto_lazer_juventude Centro de Recreação e Lazer da Juventude
É o mais completo centro de lazer e recreação da cidade, contando com parque infantil, pista de skate, quadra poliesportiva iluminada, dois mini-campos de areia, rampa para desembarque de lanchas, bebedouros e estacionamento para veículos.
ponto_casa_artesao Artesanato
Barra Bonita destaca-se no artesanato como um todo, oferecendo produtos em cerâmica, jornal e tecelagem.
ponte_pedalinho Pedalinho
Em formato de gigantescos gansos que contornam uma pequena ilha e eles ficam na Praça do Teleférico, junto à orla turística.
ponto_ceramica Cerâmica Barra Bonita
Local que mostra o processo de fabricação de artesanato feito em cerâmica. Entrada franca com venda dos produtos no local.
ponto_represa Usina Hidrelétrica
Mostra o processo de “fabricação” de energia elétrica.

A visitação é feito somente na semana com entrada franca.Administrado pela empresa AES.
ponto_mini_cidade Mini-Cidade da Criança
Inaugurada no dia 31 de janeiro de 1973, a Mini-cidade da Criança é um espaço junto do Parque Turístico Waldemar Lopes Ferraz (Praça do Teleférico) com 700 m2 e contém um parque infantil com vários brinquedos.
ponto_praca_rotatoria Praça Rotatória
Encontra-se na entrada da cidade, logo após o Portal “Clemente Ricci”, no bairro da Vila Habitacional, está representando o símbolo dos três elementos básicos da economia do município: uma chaminé de cerâmica (telhas, tijolos, ladrilhos, etc.), a roda de uma engrenagem industrial (fabricação de açúcar e álcool) e um barco a vela (o turismo e a navegação fluvial). Foi inaugurada no dia 30 de março de 1980.

Conheça Barra Bonita – SP

 

Globo Destaca o Turismo no Tietê em Barra Bonita – SP

 

Conheça Barra Bonita, uma ótima opção de turismo no feriado

 

Eclusa de Barra Bonita SP / Passeio Completo

*** Está página recebeu 253 visita(s). Hoje foi visitada 1 vez(es) nas últimas horas.