Origem do nome: A palavra Holambra é resultado da junção das iniciais das palavras Holanda, América e Brasil.

 

Veja Nossa Excursão para Holambra

 

:: Descrição

Holambra é um município brasileiro do estado de São Paulo e microrregião de Campinas, fundada em 27 de outubro de 1991. Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão. A cidade destaca-se por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil e por ter o melhor índice de segurança do país. Com mão de obra qualificada no setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. Holambra é considerada oficialmente uma estância turística e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora.

:: História

Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo neerlandês estimulou a imigração de uma parte da população para, principalmente, a Austrália, o Brasil, o Canadá e a França. O Brasil foi o único país a permitir a vinda de grande grupos de Igreja católica|católicos. Com consentimento do governo neerlandês, a Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos (língua neerlandesa|neerlandês: ”Katholieke Nederlandse Boer en Tuinders Bond”) enviou uma comissão para o Brasil para coordenar a imigração de neerlandeses e para fixar um acordo com o governo brasileiro.

Flores_nagua

Um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes, provenientes da Províncias dos Países Baixos|província de Brabante do Norte, imigram para o Brasil e estabelecem-se na antiga fazenda Ribeirão no estado de São Paulo. Eles fundam em 14 de julho de 1948 a colônia ”’Holambra I”’ e a ”’Cooperativa Agropecuária Holambra”’, com o objetivo de produzir leite e Indústria de laticínios|laticínios. Como o gado holandês trazido pelos imigrantes foi dizimado por Doença tropical|doenças tropicais, eles optaram pela suinocultura e a criação de galinhas.

Com a vinda de um novo grupo de imigrantes neerlandeses em 1951 é iniciado o cultivo de flores com a produção de Gladiolus|gladíolos, sendo expandido entre 1958 e 1965. Em 1972 foi criado o departamento de floricultura para a venda de grande variedades de flores e plantas ornamentais e em 1989 foi iniciado o leilão de plantas e flores.

Em 27 de outubro de 1991 98% da população votou a favor da emancipação do distrito, surgindo assim o município de Holambra. O município recebeu em 1998 o predicado de Estância Turística da Instituto Brasileiro de Turismo|Embratur.

:: Estância turística

Holambra é um dos 29 municípios paulistas considerados Estância turística (São Paulo)|Estâncias Turísticas pelo São Paulo|Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal ”status” garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de “estância turística”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

:: Geografia

:: Localização

Holambra localiza-se a uma latitude 22º37’59” sul e a uma longitude 47º03’20” oeste, estando a uma altitude de 600 metros em relação ao nível do mar. Sua população estimada em 2010 era de 11.292 habitantes, segundo CENSO do IBGE.

Faz limite com as seguintes cidades: Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Cosmópolis, Paulínia, Artur Nogueira e Mogi Mirim.

:: Hidrografia

O território de Holambra apresenta um relevo relativamente plano e é banhado pelo rios Jaguari, Camanducaia e Pirapitingui.

:: Economia

A economia de Holambra é baseada na agricultura, pecuária e turismo.

:: Agricultura

A agricultura, mais precisamente a floricultura é a principal atividade econômica de Holambra. O município é o maior exportador de flores da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro.[7] As flores são produzidas pelos associados da Cooperativa Agro Pecuária Holambra. Assim como em Aalsmeer nos Países Baixos as flores são comercializadas diariamente através de um leilão eletrônico. O leilão (veiling em neerlandês) é realizado na cooperativa Veiling Holambra, que é o principal centro de comercialização de flores e plantas do Brasil.

:: Turismo

Portal_Holambra

Holambra é nacionalmente denominada a cidade das flores e recebeu o título de estância turística da EMBRATUR em 1998. O município oferece aos seus visitantes um pouco da cultura dos Países Baixos através da arquitetura, artesanato, espetáculos de dança, música e gastronomia típicas.

Ao longo de cada ano, Holambra promove vários eventos, exposições e feiras temáticas. O município conta com vários hotéis, pousadas, chalés e área para camping.

:: Expoflora

Expoflora

Expoflora, realizada anualmente desde 1981 sempre no mês de setembro, é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Este evento atrai anualmente aproximadamente 300.000 visitantes. O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município. Em sua primeira edição atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana.

Com o passar dos anos, a Expoflora se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina. Toda Comunidade está envolvida, direta ou indiretamente no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo. O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras. O evento conta com Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo e Jardinagem “Minha Casa & Meu Jardim”, apresentações de dança típica holandesa, restaurantes, lojas de souvenirs, Mini Sítio, Parque de Diversões, Museu Histórico Cultural, Desfile “Parada das Flores” e Chuva de Pétalas, além das novidades anuais.
Moinho Holandês

:: Moinho de Holambra

Moinho_Holambra

O Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos, com seus 38,5 metros de altura (9 andares)e pesando mais de 90 toneladas, é o maior moinho da América Latina. O moinho foi construído em 2008 de acordo com os moinhos na província Holanda do Sul. O Moinho Povos Unidos é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos, e conta com pás de 25 metros de comprimento.

Em 12 de julho de 2008, foi fechada uma cápsula do tempo que contém mensagens deixadas pela população holambrense. Sua abertura é programada para 100 anos após o seu fechamento oficial, com data prevista para 12 de julho de 2108.

:: Roteiro Gastronômico

O Roteiro Gastronômico de Holambra foi desenvolvido para proporcionar experiências inesquecíveis que só podem ser vivenciadas em Holambra. Uma gastronomia fina, internacional, com todo charme da cultura holandesa, com sabores, cores e aromas encantadores. A cidade convida seus visitantes a experimentar mais uma tradição turística, os sabores de Holambra, através do Roteiro Gastronômico composto por 13 estabelecimentos entre restaurantes, choperias, cafés e confeitarias. As mais variadas opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira em um único e completo “menu” desenvolvido para agradar os paladares mais exigentes. O turista pode retirar o fôlder do Roteiro Gastronômico no Portal Turístico de entrada da cidade ou no Moinho Povos Unidos.

:: Educação

Holambra possui escolas Municipais de Ensino Básico, Fundamental e Médio, bem como uma Escola Estadual com grandes resultados. Há também Escolas Particulares de Ensino Básico até o Ensino Médio.

:: Cultura

:: Museus e espaços recreativos

:: Museu Histórico e Cultural de Holambra:

Expõe a história da imigração neerlandesa em Holambra através de um acervo de duas mil fotos antigas de Holambra e de máquinas agrícolas utilizadas pelos imigrantes no passado.

Outra característica marcante de Holambra, é o espírito associativista e cooperativista herdado dos imigrantes holandeses. No município existem diversas entidades associativistas e cooperativistas, todas voltadas aos interesses de seus habitantes.

 

Fonte: Wikipédia

:: Principais Pontos Turísticos

:: Principais Pontos Turísticos


Portal_Holambra  

Grande Portal Turístico

O Grande Portal que dá acesso ao centro de Holambra foi inaugurado em 2004, e segue as características das construções típicas holandesas, como tijolo à vista, telhado inclinado, janelas grandes, entre outras.


Moinho_Holambra  

Portal do Moinho

Situado ao lado do Moinho Povos Unidos, o Portal do Moinho dá as boas-vindas aos visitantes com sua construção baseada nos grandes moinhos holandeses!


Lago_Vitoria_Regia  

Lago Vitória Régia

Refúgio dos apaixonados, o Lago Vitória Régia tem a cenografia perfeita para um pique-nique romântico ao lado do lago!


Nossa_Prainha  

Nossa Prainha

A Nossa Prainha fica ao lado do Lago do Holandês e é o local perfeito para uma caminhada ao entardecer…


Lago_do_Holandes  

Lago do Holandês

O Lago do Holandês, antes conhecido como Mini-Praia, foi construído pelos holandeses para fins de recreação. Era o grande ponto de encontro dos jovens nos finais de semana!


Memorial_do_Imigrante  

Memorial do Imigrante

Construído em Homenagem aos pioneiros, o Memorial do Imigrante fica na chegada ao centro daqueles que adentram a cidade pelo Grande Portal Turístico!


Praca_da_Cachoeira  

Praça da Cachoeira

Completamente reformada, é o novo cartão postal da cidade!


Praca_dos_Pioneiros  

Praça dos Pioneiros

Localizada no centro da cidade, a Praça dos Pioneiros abriga os Departamentos de Turismo e Cultura e é palco de diversos eventos que acontecem ao longo do ano!


tulipa  

Praça das Dálias

A Praça das Dálias é um local agradável para um passeio de fim de tarde, acompanhado dos filhos, cachorros, etc… Lá fica a academia da terceira idade, para aqueles que gostam de malhar ao ar livre!


Praca_dos_Coqueiros  

Praça dos Coqueiros

A Praça dos Coqueiros é um lindo local para uma sessão de fotos ou um passeio. Foi construído com a ajuda de um morador, que plantou todas as suas árvores e palmeiras, bem como cuidou delas durante anos, voluntariamente.


Museu_Historico_e_Cultural  

Museu Histórico e Cultural

Conheça como a linda cidade de Holambra surgiu, através de centenas de fotos tiradas durante todo o processo de imigração e formação da colônia. Lá você também poderá ver réplicas das antigas moradias, implementos e maquinários agrícolas, e muito mais!

Funcionamento: Aos finais de semana e feriados das 10:30h às 16:30h. Também atende sob agendamento.

Endereço: Al. Maurício de Nassau, 894, centro, Holambra
Fone: (19) 3802 2053
Saiba mais clicando em www.museuholambra.com.br


Moinho_Povos_Unidos  

Moinho Povos Unidos

Cópia fiel dos tradicionais e famosos moinhos holandeses, o moinho de Holambra tem 38,5 metros de altura e funciona exatamente como na Holanda, pela força dos ventos e moendo grãos. Foi construído pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos. Informações turísticas podem ser adquiridas por meio do atendimento no Serviço de Apoio ao Turista, também localizado no moinho.

Funcionamento: De quarta a sexta, das 09:30 às 18:00h (aberto até o terceiro andar) e aos finais de semana e feriados das 09:30 às 18:00 hs.

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, 249, centro. (Próximo à Rod SP 107 e ao portal do moinho)
Fone: (19) 3802 1303
Saiba mais clicando em www.moinhopovosunidos.com.br


Passeio_Turistico_-_Theos_Turismo  

Passeio Turístico – Theos Turismo

Faça um passeio pelo centro da cidade de Holambra e conheça a produção de flores que deu à estância o título de Cidade das Flores! Com duração aproximada de uma hora e meia, você aprenderá como a cidade surgiu, sobre as curiosidades, plantio de flores e muito mais! É certamente a melhor maneira de conhecer os campos de flores da cidade!

A Theos Turismo Receptivo faz o passeio de carro, com saída e chegada no local a combinar. Tem ainda a opção de passeio personalizado, onde você escolhe onde quer visitar.

Funcionamento: Todos os dias.

Endereço: Rua Primavera, 936, Sala 2, Praça Vitória Régia, Centro
Fone: (19) 99168 2199 ou 3802 4675
Saiba mais clicando em www.theosturismo.com.br


Passeio_Turistico_-_Holambrasil_Turismo  

Passeio Turístico – Holambrasil Turismo

Conheça os campos de produção de flores e a cidade através da Holambrasil! Ela é uma empresa que faz passeios turísticos por Holambra, com a diferença de que os passeios são feitos no próprio veículo do visitante, as propriedades visitadas são outras e o tempo do passeio dura de 40 minutos a 2 horas.

Funcionamento: Todos os dias a qualquer horário.

Endereço:Rua Campo de Pouso, 1126 (próximo à loja A Orquídea)
Fone: (19) 98199 0072
Saiba mais clicando em www.holambrasil.com.br


Sitio_Estrela_do_Leste_Arura  

Sítio Estrela do Leste Arurá

Trabalha com a criação de jacarés de papo-amarelo. A visita permite ao turista aprender sobre o ciclo de vida e reprodução do jacaré, sistema de criação para abate e muitas outras curiosidades sobre a vida dos jacarés e outros animais silvestres. Além de uma experiência única, onde você poderá inclusive tocar num jacaré, o Arurá possui artesanato feito pelas mulheres da comunidade. Vale a pena conhecer este projeto!

Funcionamento: Todos os dias mediante agendamento (visitas agendadas, monitoradas e em grupo)

Endereço: Rod SP 107, km 40 (estrada Holambra – Artur Nogueira).
Fone: (19) 3802 1154 / (19) 7803 5592
Saiba mais clicando em www.arura.com.br


Rancho_da_Cachaca  

Rancho da Cachaça

Aprenda como a cachaça artesanal é produzida e aproveite para degustar as mais variadas cachaças do Rancho. Através de agendamento, você também poderá saborear a verdadeira comida feita no fogão a lenha!

Funcionamento: Todos os dias das 08:00 às 18:00 hs.
Valor: Gratuito

Endereço:Saindo do centro, siga pela Av. das Tulipas até o final. No cruzamento, siga em frente até a placa indicativa do Rancho.
Fone: (19) 3802 4658 / (19) 9127 0436 / (19) 9325 6208
Saiba mais clicando em www.ranchodacachaca.com.br


Osvaldo_Sia_Turismo_Rural  

Osvaldo Sia Turismo Rural

Numa área de 16.000m², O Osvaldo Sia Turismo Rural Camping & Pesca oferece um dia de entretenimento com direito a pescaria, piscina, restaurante, churrasqueira, trilhas, campos de futebol e vôlei de areia e muito mais!

Funcionamento: Todos os dias.
Valor: R$ 15,00 para uso da piscina, churrasqueira, etc.; R$ 6,00 para pesque e pague, sendo R$ 9,00 o preço do kg do peixe.

Endereço:Rodovia SP 107, km 38,5, (Estrada Holambra – Artur Nogueira)
Fone: (19) 3977 5112 / (19) 99294 4800
Saiba mais clicando em www.osvaldosia.com.br


Em_Busca_do_Galope  

Em Busca do Galope

Uma das melhores maneiras de vivenciar a vida no campo, o Em Busca do Galope oferece diversos tipos de passeios equestres, com duração de 30 minutos a 3 horas, para iniciantes ou profissionais na arte de cavalgar. Também possui passeios de charretes e tróle e uma divertida cavalgada ao luar.

Funcionamento: aos finais de semana e feriados, somente sob agendamento.
Valor: Muda de acordo com o passeio e a duração.

Endereço: Estrada do Fundão, s/n, Holambra
Fone: (19) 3802 1433
Saiba mais clicando em www.embuscadogalope.com.br


Fonte: http://www.portaldaborda.com.br/turismo-em-borda-da-mata

 

Visite Também

:: Chuva de Pétalas

Espetáculo diário, no qual são utilizados 18 mil botões de rosas, despetalados um a um, onde você tem a oportunidade de realizar seus desejos, pegando uma pétala ainda no ar;

:: Shopping das Flores

Amplo espaço para a venda de mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais de produtores de Holambra, para decorar e alegrar a sua casa.

:: Compras

Souvenires holandeses, só encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração. Opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

:: Culinária Holandesa e Brasileira

Os confeiteiros e chefes holandeses criam sempre novas receitas para atrair os visitantes pelo paladar, além dos tradicionais pratos típicos holandeses: Pannekoek (panquecas), Eisben (joelho de suíno), Batata Holandesa, Poffertjes (mini panquecas, cremosas por dentro e douradinhas por fora), Speculaas, Stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana), Violtje (doce de violeta), Bloempot (é como uma torta holandesa, servida como vaso de flor), Diny Rosti (batata pré cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões ), Festival Samppot ( festival de purês típicos acompanhando de 2 salsichões), StampotWortel ( purê de batata com cenouras, carne de porco e molho de cerveja), Vlaai de Damasco (waffel recheado com damasco) e Sorvete de Rosas.

:: Moinho Povos Unidos

Cópia fiel dos tradicionais e famosos moinhos holandeses, o moinho de Holambra tem 38,5 metros de altura e funciona exatamente como na Holanda, pela força dos ventos e moendo grãos. Foi construído pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos. Informações turísticas podem ser adquiridas por meio do atendimento no Serviço de Apoio ao Turista, também localizado no moinho.

:: Passeio Turístico – Theos Turismo

Faça um passeio pelo centro da cidade de Holambra e conheça a produção de flores que deu à estância o título de Cidade das Flores! Com duração aproximada de uma hora e meia, você aprenderá como a cidade surgiu, sobre as curiosidades, plantio de flores e muito mais! É certamente a melhor maneira de conhecer os campos de flores da cidade!

:: Museu Histórico

Conheça como a linda cidade de Holambra surgiu, através de centenas de fotos tiradas durante todo o processo de imigração e formação da colônia. Lá você também poderá ver réplicas das antigas moradias, implementos e maquinários agrícolas, e muito mais!

:: Você também poderá conhecer:

  • Mini Sitio
  • Microbacia Hidrográfica
  • Parque de Diversões
  • Play Ground e muito, e muito mais….

Estância Turística de Holambra (SP)

 

Holambra – Cidade das Flores

 

Vídeo Institucional do Município de Holambra

 

34ª Expoflora 2015 Holambra SP Brasil

 

Holambra – SP: Plantas e Flores – Parte 01

 

Holambra – SP: Plantas e Flores – Parte 02

:: Calendário Oficial de Holambra


Fevereiro - Carnaflores  

Fevereiro – Carnaflores

O Carnaflores, celebrado anualmente com shows ao vivo, blocos e muita folia, garante a moradores e turistas uma opção diferenciada de carnaval de rua, com ambiente e diversão voltados para a família.
Além dos bailes, um criativo e inusitado desfile é realizado tradicionalmente às 14h da terça-feira de Carnaval, percorrendo quase toda a extensão da Alameda Maurício de Nassau.
Diferente das festividades de outros municípios, em Holambra os foliões formam blocos, constroem carros alegóricos em cima de carretas de tratores e saem às ruas para se divertir, conscientizar o público e satirizar temas polêmicos que envolvem política e sociedade.


Abril - Semana Santa  

Abril – Semana Santa

A Semana Santa é uma celebração de fé, arte e religiosidade tradicional, com exposições de pinturas que retratam a Via Sacra, procissão, encenação da Paixão de Cristo e uma manhã dedicada à pesca na lagoa da Nossa Prainha, no centro da cidade.


Abril - Dia do Rei e Corrida do Rei  

Abril – Dia do Rei e Corrida do Rei

Um festival único, que promove a integração entre cultura e esporte para celebrar as tradições trazidas pelos imigrantes holandeses e as raízes que fazem de Holambra uma cidade diferenciada.
Iniciada com uma prova de pedestrianismo que percorre os principais pontos turísticos da cidade, a festa continua com apresentações artísticas e folclóricas em frente ao Moinho Povos Unidos – o maior da América Latina e ponto de partida e chegada da Corrida do Rei.
Uma das principais festividades da Holanda, o Dia do Rei (originalmente, Dia da Rainha) surgiu para comemorar o aniversário da rainha Wilhelmina, que ocupou o trono real em 1891. Desde então, o evento comemorativo acontecesse sempre no dia do aniversário do monarca regente – atualmente, o Rei Willem-Alexander, nascido no dia 27 de abril.


Maio - Festival Geraldo Pires  

Maio – Festival Geraldo Pires

O Festival Geraldo Pires é um evento de celebração da cultura caipira que reúne violeiros e cancioneiros de toda a região para uma competição musical. A festa, realizada no bairro Palmeiras (zona rural), tem o objetivo de manter vivas as raízes sertanejas, a tradição da moda de viola e o contato das novas gerações com essa arte tipicamente brasileira.


Junho - Hortitec  

Junho – Hortitec

A Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) é a maior feira de horticultura da América Latina, realizada anualmente no mês de junho. Voltada para produtores e profissionais de agribusiness interessados em conhecer as tendências do mercado, trocar experiências e fazer e programar negócios, a Hortitec traz cerca de 350 expositores do Brasil e do exterior, que apresentam as últimas novidades em instalações, equipamentos, insumos e demais tecnologias para flores, frutas, hortaliças, florestais e culturas intensivas. A feira oferece ainda oficinas de capacitação e ciclo de palestras.


Julho - Enflor e Garden Fair  

Julho – Enflor e Garden Fair

Voltado para floristas, artistas florais e decoradores, o Enflor (Encontro Nacional de Floristas) é uma feira de negócios em que os participantes podem conferir tendências e conhecer o que há de mais novo em flores, plantas ornamentais, embalagens, presentes, ferramentas e acessórios de arte floral.
Vitrines com ambientes decorados por grandes nomes do setor também fazem parte da mostra, que conta ainda com cursos, palestras, oficinas e eventos exclusivos.
O Garden Fair (Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo), por sua vez, destina-se a paisagistas, arquitetos, decoradores de áreas externas, empreendedores imobiliários e mantenedores de jardins e áreas verdes. A exposição reúne cerca de 170 expositores todos os anos, além de oferecer congressos, palestras, demonstrações práticas e visitas.


Julho - Festival de Inverno  

Julho – Festival de Inverno

O Festival de Inverno é realizado anualmente no mês de julho com o objetivo de garantir opções de diversão, cultura e arte para os jovens durante o período de recesso escolar, bem como de fomentar o turismo, valorizar os artistas de Holambra e região e criar uma vitrine para que eles possam mostrar seu trabalho e divulgar seu trabalho.


Agosto - Mercado das Pulgas  

Agosto – Mercado das Pulgas

O Mercado das Pulgas (ou Vlooien Markt) é uma feira de venda e troca de produtos usados. Ela reúne, a cada edição, aproximadamente 90 expositores (moradores da cidade) oferecendo uma enorme variedade de itens como utensílios domésticos, bijuterias, sapatos, roupas, livros, CDs, DVDs, antiguidades, brinquedos e ferramentas por preços baixos. Acontece duas vezes por ano, nos meses de abril e agosto.


Agosto - Trekker Trek  

Agosto – Trekker Trek

O Trekker Trek é uma divertida competição de tratores envenenados.
As máquinas usadas nesta competição são pra lá de especiais: podem ter até seis motores e até mesmo turbinas de avião para que possam puxar cargas de até 15 toneladas.
Cada trator deve puxar uma carreta com peso móvel, que vai ficando mais pesada à medida que avança pela pista. Quando o motorista consegue chegar ao final da reta de 100 metros, acontece o “Full Pull”. Se dois ou mais tratores conseguirem o Full Pull, eles precisam refazer a prova com uma carga mais pesada. Ganha aquele que conseguir percorrer a maior distância com maior peso.
Original dos Estados Unidos, a competição era feita por fazendeiros que tentavam arrastar uma pedra grande a maior distância possível. A partir dos anos 70, começaram a construir máquinas mais potentes, com até quatro motores. Nessa mesma década o esporte foi levado para a Holanda, onde ficou mais conhecido.
O esporte chegou ao Brasil em 1992. A primeira competição foi realizada em Holambra, organizada por descendentes de holandeses que já conheciam o esporte do país europeu.


Setembro - Expoflora  

Setembro – Expoflora

Maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora é o principal evento do calendário local e um dos importantes do interior do Estado de São Paulo.
Em um único mês, o município recebe mais de 300 mil visitantes – aproximadamente 30 vezes o número total de habitantes.
A feira reúne exposição de flores, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, visitas ao museu, um mini sítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos e muitas outras atrações. Uma festa irresistível!


Outubro - Aniversario da Cidade  

Outubro – Aniversário da Cidade

Em outubro, Holambra comemora o aniversário de sua emancipação político-administrativa. As festividades reúnem apresentações artísticas e folclóricas, concursos de fotografia, de bolo e um ato cívico, realizado no dia 27 (data exata do aniversário).


Novembro - Encontro de Veiculos Antigos  

Novembro – Encontro de Veículos Antigos

Realizado anualmente, o Encontro de Veículos Antigos reúne mais de 200 automóveis e expositores vindos de todo o Brasil – 70% deles com placas pretas (carros restaurados e de coleção). É considerado o maior evento coberto do segmento no Brasil e está entre os dez maiores do país.


Dezembro - Festa de Sao Nicolau  

Dezembro – Festa de São Nicolau

São Nicolau foi um arcebispo turco que deu origem ao Papai Noel. Ainda hoje, ele é a figura central de celebrações natalinas em alguns países europeus – entre eles, a Holanda.
Assim como o Papai Noel, São Nicolau tem ajudantes fiéis – os Pedros Negros, responsáveis por avaliar o comportamento das crianças ano após ano.
Entre novembro e dezembro, Holambra recebe os Pedros Negros e São Nicolau para celebrar o Natal da maneira como ele é comemorado por parte dos imigrantes. Por aproximadamente 15 dias, os Pedros Negros percorrem a cidade distribuindo balas, visitando escolas e conversando com as crianças. No final de semana mais próximo do dia 5 de dezembro, a festa é encerrada com a chegada de São Nicolau, que lê as cartinhas e distribui presentes para as crianças da comunidade.


Dezembro - Natal de Holambra  

Dezembro – Natal de Holambra

O Recinto da Expoflora abre suas portas no mês de dezembro para uma inesquecível experiência natalina, repleta de encantos e magia para todas as idades. Nesse período, o local é transformado em uma belíssima Vila de Natal, que abriga toda a programação artística, cultural e folclórica do Natal de Holambra – uma das principais festas de fim de ano de todo o Estado de São Paulo.
Concentrada em uma área de aproximadamente 100 mil m², a festividade reúne mais de dois milhões de luzes, dezenas de figuras robotizadas em tamanho real e mais de 200 peças que trazem o espírito natalino para dentro da única Estância Turística da Região Metropolitana de Campinas.
Entre as atrações está o Presépio Vivo, encenado por atores voluntários da comunidade. Através de um percurso temático, o visitante participa de um grande espetáculo teatral ao ar livre, que todos os anos busca trazer reflexões sobre temas universais como paz, amor e solidariedade.


 

Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra

:: Flores e Seus Significados

Abacaxi (Ananas comosus)… Você é perfeito (a)

Abutilão (Abutilon)… Meditação

Acácia (Acácia)… Amor secreto

Açafrão (Crocus sativus)… Evite excessos

Açafrão-do-prado (Colchicum autumnale)… Meus melhores dias já passaram

Acanto (Acanthus)… Astúcia

Acônito (Aconitum)… Cavalheirismo

Açucena (Hippeastrum)… Orgulho

Agapanto (Agapanthus)… Carta de amor

Álamo-branco (Populus alba)… Tempo

Álamo-negro (Populus nigrà)… Coragem

Alecrim (Rosmarinus officinalis)… Recordação

Alerce (Larix decidua)… Audácia

Alface (Lactuca saliva)… Indiferença

Allium (Allium).. . Prosperidade

Alquequenje (Physalis alkekengi)… Farsa

Amaranto (Amaranthus)… Imortalidade

Ameixa-preta (Prunus domestica)… Mantenha suas promessas

Amendoeira, flor de (Amygdalus communis)… Indiscrição

Amora-preta (Rubus)… Inveja

Amor-perfeito (Viola)… Pense em mim

Anêmona (Anemone)… Desamparo

Angélica (Polianthes tuberosa)… Prazeres perigosos

Angélica do litoral ibérico (Angélica pachycarpa)… Inspiração

Arméria (Armeria)… Solidariedade

Arquilégia (Aquilegia)… Abandono

Árvore-de-judas (Cercis)… Traição

Áster (Aster)… Paciência

Áster monte-cassino (Aster)… Paciência

Áster-italiana (Aster amellus)… Adeus

Astromélia (Alstroemeria)… Devoção

Ave-do-paraíso (Strelitzia reginae)… Esplendor

Aveia (Avena sativa).. . O poder de sedução da música

Avelã (Corylus)… Reconciliação

Avenca (Adiantum capillus veneris)… Discrição

Azaleia (Rhododendron)… Paixão frágil e passageira

Azedinha (Rumex acetosa)… Amor de pai e mãe

Azevinho (Ilex)… Previdência

Babosa (Aloe vera)… Pesar

Batata (Solanum tuberosum)… Benevolência

Begônia (Begonia)… Cautela

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)… Mantenha o bom humor

Boca-de-leão (Antirrhinum majus)… Presunção

Bouvárdia (Bouvardia)… Entusiasmo

Brinco-de-princesa (Fuchsia)… Amor humilde

Buganvile (Bougainvillea spectabilis)… Paixão

Buquê-de-noiva (Spiraea)… Vitória

Cactos (Opuntia)… Amor ardente

Calêndula (Calendula)… Luto

Cambará (Lantana)… Rigor

Camélia (Camellia)… Meu destino está em suas mãos

Camomila (Matricaria recutita)… Ânimo diante das adversidades

Campainha-de-inverno (Galanthus) … Consolação e esperança

Campânula (Campanula)… Gratidão

Campânula-branca (Campânula médium)… Constância

Capuchinha (Tropaeolum majus)… Patriotismo

Caqui (Diospyros kaki)… Enterre-me em meio ao esplendor da natureza

Cardo (Cirsium)… Misantropia

Castanha-portuguesa (Castanea sativa)… Faça-me justiça

Cauda-de-raposa (Amaranthus caudatus)… Desamparado(a), porém não indefeso(a)

Celidônia (Chelidonium majus)… Alegrias virão

Cerefólio (Anthriscus)… Sinceridade

Cerejeira, flor de (Prunus cerasus)… Efemeridade

Chicória (Cichorium intybus)… Frugalidade

Chorão-das-praias (Carpobrotus chilensis)… O seu olhar me petrifica

Ciclame (Cyclamen)… Vaga esperança

Cicuta-negra (Ammi majus)… Fantasia

Cinco-em-rama (Potentilla)… Filha amada

Cipreste (Cupressus)… Luto

Cizirão (Lathyrus latifolius)… Prazer duradouro

Clemátis (Clematis)… Pobreza

Coentro (Coriandrum sativum)… Valor oculto

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)… Modéstia alegre

Corniso (Cornus)… Amor intocado pela adversidade

Cosmos (Cosmos bipinnatus)… Alegria na vida e no amor

Couve (Brassica oleracea)… Lucro

Cranberry (Vaccinium)… Cura para dor de cotovelo

Cravina (Dianthus)… Amor puro

Cravina barbatus (Dianthus barbatus)… Bravura

Cravina-branca (Dianthus)… Apresse-se

Cravo amarelo (Dianthus caryophyllus)… Desprezo

Cravo branco (Dianthus caryophyllus)… Meigo(a) e encantador(a)

Cravo listrado (Dianthus caryophyllus)… Não posso ficar com você

Cravo rosa (Dianthus caryophyllus)… Nunca esquecerei você

Cravo vermelho (Dianthus caryophyllus)… Meu coração está partido

Cravo-da-índia (Syzygium aromaticum)… Eu o(a) amei, mas você não percebeu

Cravo-de-amor (Gypsophila paniculata). .. Amor eterno

Crisântemo (Chrysanthemum)… Verdade

Crista-de-galo (Gelosia)… Afetação

Crócus (Crocus)… Alegria juvenil

Dafne (Daphne). .. Gosto de você como você é

Dália (Dahlia)… Dignidade

Dedaleira (Digitalis purpurea)… Falsidade

Delfínio (Delphinium)… Leviandade

Dente-de-leão (Taraxacum)… Oráculo do campo

Dictamo-branco (Dictamnus albus)… Nascimento

Dracena (Dracaena)… Você está prestes a cair em uma armadilha

Edelvais (Leontopodium alpinum)… Nobre coragem

Epilóbio (Epilobium)… Pretensão

Equinácea (Echinacea purpurea)… Força e saúde

Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum)… Superstição

Erva-doce (Foeniculum vulgare)… Força

Erva-dos-burros (Oenothera biennis)… Inconstância

Ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus)… Prazeres delicados

Escabiosa (Scabiosa)… Amor malfadado

Escada-de-jacó (Polemonium)… Desça

Escovinha (Centaurea cyanus)… Felicidade na vida de solteiro(a)

Espirradeira (Nerium oleander)… Cuidado

Esporinha (Consolida)… Leveza

Estrela-de-belém (Ornithogalum umbellatum)… Pureza

Eucalipto (Eucalyptus)… Proteção

Eufórbia (Euphorbia)… Persistência

Figueira (Ficus carica)… Discussão

Filipêndula (Filipendula ulmaria)… Inutilidade

Flor-da-paixão (Passiflora)… Fé

Flor-de-cera (Hoya)… Suscetibilidade

Flor-de-mel (Lobularia marítima)… Valor além da beleza

Flox (Phlox)… Nossas almas estão unidas

Framboesa (Rubus)… Remorso

Frésia (Freesia)… Amizade duradoura

Gardênia (Gardênia)… Requinte

Genciana (Gentiana)… Valor intrínseco

Gengibre (Zingiber)… Resistência

Gerânio cheiroso (Pelargonium)… Amizade verdadeira

Gerânio silvestre (Pelargonium)… Devoção inabalável

Gerânio vermelho (Pelargonium)… Estupidez

Gérbera (Gerbera).. . Animação

Giesta (Cytisus)… Humildade

Girassol (Helianthus annuus)… Falsa riqueza

Gladíolo (Gladiolus)… Você parte meu coração

Glicínia (Wisteria)… Seja bem-vindo(a)

Glória-da-manhã (Ipomoea)… Faceirice

Goivinho-da-praia (Malcolmia marítima)… Você sempre será lindo(a) para mim

Goivo-amarelo (Cheiranthus)… Fidelidade na adversidade

Gramíneas (Poaceae)… Submissão

Groselheira (Ribes)… Você me mata com seu olhar de desdém

Hamamélis (Hamamelis)… Fascínio

Helenium (Helenium)… Lágrimas

Heliotrópio (Heliotropium)… Amor devoto

Hemerocale (Hemerocallis)… Faceirice

Hera (Hedera helix)… Fidelidade

Hibisco (Hibiscus). . . Beleza delicada

Hortelã-pimenta (Menthà)… Sensação de ternura

Hortênsia (Hydrangea)… Apatia

Iberis (Iberis)… Indiferença

Íris (íris)… Mensagem

Jacinto azul (Hyacinthus orientalis)… Constância

Jacinto branco (Hyacinthus orientalis)… Beleza

Jacinto roxo (Hyacinthus orientalis)… Por favor, me perdoe

Jacinto-dos-campos (Hyacinthoides non-scripta)… Constância

Jasmim-carolina (Gelsemium sempervirens)… Separação

Jasmim-de-madagascar (Stephanotis floribunda)… Felicidade no casamento

Jasmím-neve (Jasminum multiflorum)… União

Jasmineiro-bastardo (Solanum jasminoides)… Você é delicioso(a)

Jasmineiro-branco (Jasminum officinale)… Afabilidade

Junquilho (Narcissusjonquilla)… Desejo

Laburnun (Laburnum anagyroides)… Beleza meditativa

Laranja (Citrus sinensis)… Generosidade

Laranjeira, flor de (Citrus sinensis)… Sua pureza é tão grande quanto seu encanto

Lavanda (Lavandula)… Desconfiança

Liatris (Liatris)… Tentarei novamente

Lilás (Syringa)… Primeiros sentimentos de amor

Limão (Citrus limon)… Deleite

Limoeiro, flor de (Citrus limon)… Discrição

Linho (Linum usitatissimum)… Sinto a sua ternura

Líquen (Parmelia)… Depressão

Lírio (Lilium)… Majestade

Lírio-do-bosque (Trillium)… Beleza modesta

Lírio-do-vale (Convallaria majalis)… Retorno da felicidade

Lisianto (Eustoma)… Reconhecimento

Lobélia (Lobelia)… Malevolência

Lotus (Nelumbo nucifera)… Pureza

Loureiro (Laurus nobilis)… Glória e sucesso

Louro (Laurus nobilis)… Não mudarei nem morto(a)

Lupino (Lupinus)… Imaginação

Maçã (Malus domestica)…

Tentação Macieira, flor de (Malus domestica)… Predileção

Macieira silvestre, flor de (Malus hupehensis)… Mal-humorado

Madressilva (Lonicera)… Devoção

Magnólia (Magnolia)… Dignidade

Malmequer-dos-brejos (Caltha palustris)… Desejo de riqueza

Malva-rosa (Alcea)… Ambição

Manjericão (Ocimum basilicum)… Ódio

Manjerona (Origanum)… Vergonha

Margarida (Bellis)… Inocência

Margarida-amarela (Rudbeckia)… Justiça

Maria-sem-vergonha (Impatiens)… Impaciência

Marmelo (Cydonia oblonga)… Tentação

Matricária-cheirosa (Tanacetum parthenium)… Ternura

Mil-folhas (Achillea millefolium)… Cura para um coração partido

Milho (Zea mays)… Fortuna

Mimosa (Mimosa)… Sensibilidade

Molucela (Moluccella laevis)… Boa sorte

Morango (Fragaria)… Perfeição

Morrião-dos-passarinhos (Stellaria)… Seja bem-vindo(a)

Mostarda (Brassica)… Estou magoado

Murta (Myrtus)… Amor

Musgo (Bryopsida)… Amor Materno

Nabo (Brassica rapa)… Caridade

Não-me-esqueças (Myosotis)… Não se esqueça de mim

Narciso (Narcissus)… Autoestima

Narciso-amarelo (Narcissus)… Recomeços

Nigela (Nigella damascena)… Perplexidade

Ninfeia (Nymphaea)… Pureza de Coração

Oliva (Olea europaea)… Paz

Orégano (Origanum vulgare)… Alegria

Orquídeas (Orchidaceae)… Beleza Refinada

Papoula (Papaver)… Extravagância fora do comum

Pau-incenso (Pittosporum undulatum)… Fingimento

Peônia (Paeonià)… Raiva

Pera (Pyrus)… Afeto

Pereira, flor da (Pyrus)… Conforto

Pervinca (Vinca minor)… Boas lembranças

Pêssego (Prunuspérsica)… Seus encantos são inigualáveis

Pessegueiro, flor do (Prunuspérsica)… Sou seu(sua) prisioneiro(a)

Petúnia (Petunia)… Sua presença me acalma

Pilriteiro (Crataegus monogyna)… Esperança

Pimpinela-escarlate (Anagallis arvensis)… Mudança

Primavera-dos-jardins (Prímula elatior)… Confiança

Primula (Primula vulgaris)… Infância

Primula silvestre (Primula veris)… Reflexão

Prótea (Protea)… Coragem

Pulmonária (Pulmonaria)… Você é minha vida

Ranúnculo (Ranunculus asiaticus)… Você irradia charme

Ranúnculo Amarelo (Ranunculus acris)… Ingratidão

Resedá (Reseda odorata)… Suas qualidades superam seus encantos

Rododendro (Rhododendron)… Cuidado

Romã (Punica granatum)… Insensatez

Romã, flor de (Punica granatum)… Elegância madura

Rosa amarela (Rosa)… Infidelidade

Rosa borgonha (Rosa). .. Beleza inconsciente

Rosa branca (Rosa)… Um coração inexperiente no amor

Rosa cor de laranja (Rosa)… Fascinação

Rosa cor de pêssego (Rosa)… Modéstia

Rosa cor-de-rosa (Rosa)… Graça

Rosa marroquina (Rosa)… Confissão de amor

Rosa roxa (Rosa)… Encantamento

Rosa vermelha (Rosa)… Amor

Rosa mosqueta (Rosa rubiginosa)… Simplicidade

Ruibarbo (Rheum)… Conselho

Sabugueiro (Sambucus)… Compaixão

Salsinha (Petroselinum críspum)… Festividade

Sálvia (Salvia officinalis)… Boa saúde e vida longa

Samambaia (Polypodiophyta)… Sinceridade

Sapato-de-vênus (Cypripedium)… Beleza caprichosa

Saxífraga (Saxifraga)… Afeto

Sedum (Sedum)… Tranqüilidade

Sino-dourado (Forsythia)… Expectativa

Tanaceto (Tanacetum)… Eu declaro guerra contra você

Tango (Solidago)… Incentivo cauteloso

Tília (Tilia)… Amor conjugal

Tomilho (Thymus)… Diligência

Traquélio (Trachelium)… Beleza negligenciada

Trevo-branco (Trifolium repens)… Pense em mim

Trigo (Triticum)… Prosperidade

Trombeta-chinesa amarelo-alaranjado (Campsis radicam)… Fama

Tulipa (Tulipa)… Declaração de Amor

Urze-do-mato (Calluna vulgaris)… Proteção

Verbasco (Verbascum)… Tome coragem

Verbena (Verbena)… Reze por mim

Verônica (Verônica)… Fidelidade

Vicia (Vicia)… Você é meu animo

Videira (Vííís vinifera)… Abundância

Violeta (Viola)… Dignidade modesta

Violeta-da-lua (Lunaria annua)… Honestidade

Visco (Viscum)… Eu supero todos os obstáculos

Zínia (Zinnia)… Lamento sua ausência

Fonte: DIFFENBAUGH, Vanessa. A Linguagem das Flores. Primeira Ed. São Paulo: Arqueiro, 2011.

 
 
*** Está página recebeu 605 visita(s). Hoje foi visitada 1 vez(es) nas últimas horas.