Origem do nome: “Juruaia” é de origem tupi-guarani, havendo duas hipóteses de interpretação para seu significado:

  1. “barra mansa”;
  2. “boca com dentes”, através da junção de iurú (boca) e ãîa (dente).

Veja Nossa Excursão para Juruaia

 

:: História

Juruaia é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil.

O nome “Juruaia” é de origem tupi-guarani, havendo duas hipóteses de interpretação para seu significado:

Até a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, no século XVI, a atual região do sul de Minas Gerais era habitada pelos índios puris. A formação da atual localidade começou a acontecer no final do século XIX, a partir da ocupação iniciada pelo fazendeiro Francisco Antonio Melo. Antes de se tornar um município, em 27 de dezembro de 1948, foi um distrito chamado “São Sebastião da Barra Mansa” e pertencente a Muzambinho.

.: História da cidade de Juruaia

Por volta de 1898, o cidadão Francisco Antônio de Melo, morador na região onde está hoje a cidade de Juruaia, doou a São Sebastião o patrimônio de Barra Mansa, que recebera, na qualidade de herdeiro, de seu sogro José Gonçalves de Resende.

Desde então, se iniciou o povoado de Barra Mansa, construindo-se sua primeira capela dedicada ao Santo Padroeiro, em torno da qual começou a surgir o casario.

O primeiro nome da localidade foi São Sebastião da Barra Mansa, em homenagem ao Padroeiro e, segundo crença popular, em virtude do encontro vagaroso e manso de dois pequenos rios nas proximidades do povoado. Em 1911, quando já muitas moradias existiam no patrimônio do povoado e a sua evolução econômica se acentuava, foi este elevado à categoria de distrito, ficando subordinado ao município de Muzambinho.

Corria o ano de 1912, quando foi criada e instalada a agência postal, tendo na pessoa de D. Maria Joaquina de Araújo a sua primeira agente. Com a elevação do distrito e a criação da agência postal, grande impulso evolutivo recebeu o povoado. Deu-se em 1923 a mudança do nome do distrito de Barra Mansa para o de Juruaia, que significa mansa barra, em face das expressões juru (mansa) e aia (barra).

Em 1942, por divisão datada de 19 de março, do Bispo Diocesano de Guaxupé, era a vila elevada à dignidade de paróquia, sendo nomeado o padre Dr. Genésio Nogueira Lopes seu primeiro vigário. Em 1948, depois de ingentes e patrióticos esforços dos membros da comissão pró-emancipação de Juruaia, composta dos Senhores Eduardo Senedese, Pe Dr. Genésio Nogueira Lopes, José Luiz Marcondes Junior, José Senedese, Teófilo Resende, Antonio Tomé de Resende e Deputado Augusto de Figueiredo, foi o distrito elevado a município.

.: Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Sebastião de Barra Mansa, pela Lei estadual nº 146, de 27-09-1901, e Lei estadual nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Muzambinho.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Sebastião de Barra Mansa, figura no município de Muzambinho.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de São Sebastião de Barra Mansa passou a chamar-se Juruaia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Juruaia (ex-São Sebastião de Barra Mansa) permanece no município de Muzambinho.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Juruaia, pela Lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Muzambinho. Sede no antigo distrito de Juruaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Sebastião de Barra Mansa para Juruaia, alterado pela Lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Fonte: IBGE. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. v.XXV

:: Sobre Juruaia

Visite o Maior Polo de moda intima, a cidade de Juruaia – MG é considerada a Capital Nacional da Lingerie, é o maior Polo da Moda Intima da América Latina. Isso porque como um polo de lojas de roupas intimas femininas e masculinas, cerca de mais de 200 lojas incluindo lojas de fábricas, constitui-se no maior centro de compras atacadista de lingerie do Brasil. Ideal para todas mulheres e vendedoras autônomas.

Moda e Lingerie de Juruaia tornou-se referência em qualidade, aliando modernidade e dinâmica. Hoje é considerada o principal responsável pelo fortalecimento do setor de moda íntima.

Com o surgimento da primeira indústria de lingerie, em 1.991, e a proliferação do segmento, a base econômica da cidade mudou radicalmente e Juruaia se tornou a capital da lingerie, atraindo pessoas de todas as partes do mundo.

Juruaia – Capital da Lingerie

 

 

Juruaia – O Paraíso da Lingerie

 

 

Visite o Maior Polo de moda intima de Minas Gerais Juruaia

 

 

Feira de Lingerie – Juruaia – Cueca com GPS

 

 

Compras em Juruaia – MG (Capital da Lingerie)

*** Está página recebeu 219 visita(s). Hoje foi visitada 1 vez(es) nas últimas horas.