Origem do nome: vide abaixo

Veja Nossa Excursão para São Tomé das Letras

 

:: História

:: Origem do Nome

Seu nome deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século 18 de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto). Outra versão da lenda diz que a carta teria sido entregue na gruta a João Antão por um senhor de vestes brancas. Apresentando a carta ao seu antigo dono, como ordenado pelo senhor de vestes brancas, João Antão teria conseguido sua alforria, pois João Francisco Junqueira teria ficado bastante impressionado pelo relato do escravo e teria mesmo ordenado a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o Centro de São Tomé das Letras. Acredita-se que o filho de João Francisco Junqueira, Gabriel Francisco Junqueira, esteja sepultado debaixo do altar da igreja, a atual Igreja Matriz. Já o “das Letras” do topônimo refere-se às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de São Tomé.

:: História

Os índios cataguás habitaram a região até o século 18, quando foram expulsos pelos bandeirantes. Em 1785, começou a ser construída a Igreja Matriz, em estilo barroco com pinturas de Joaquim José da Natividade no estilo rococó. Durante o século 19, a cidade se tornou uma cidade-dormitório, pois só era ocupada pelos fazendeiros da região nas épocas de festa, permanecendo o resto do ano com as casas fechadas e vazias. A partir do início do século 20, a extração das “pedras de são tomé” (quartzito) se tornou a principal atividade econômica da cidade. Em 1991, a famosa imagem de são Tomé foi roubada da Igreja Matriz.

:: Geografia

O município apresenta-se localizado em uma região privilegiada, fica em um ponto montanhoso a 1.440 metros acima do nível marítimo. É um local rústico, típico do interior de Minas Gerais, sua localização elevada permite a visão de toda a região que o contorna. Entre outros aspectos, tem uma natureza exuberante e vasta.

:: Turismo

Entre as principais atrações que o município de São Thomé das Letras oferece estão: Gruta São Thomé (local histórico que remete à formação do local), Gruta do Carimbado, Casa-da-Pirâmide, Formações Rochosas, Cachoeira Shangri-lá, Cachoeira Eubiose, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Paraíso, Cachoeira da Lua, Floresta dos Duendes e Vale das Borboletas.

:: Misticismo

São Thomé das Letras é considerada por místicos como um dos sete pontos de energia do Planeta Terra. Desta forma, a região é sempre visitada por espiritualistas, sociedades de ciência alternativa, sendo considerada uma cidade mística.

:: Pontos Históricos

O centro histórico de São Thomé das Letras é uma atração bastante procurada. Foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde o ano de 1996 e, apesar de adulterações que sofreu, possui grande importância cultural. Entre os locais mais visitados estão a Igreja Matriz, com construção iniciada em 1785. Há a Igreja da Pedra, que foi tombada pelo patrimônio histórico em 1985.

 

Fonte: Wikipedia e outros

:: Principais Pontos Turísticos

 


.: City Tour

_mapa

clique na imagem para ampliar

 


igreja-matriz

Igreja Matriz – Praça Barão de Alfenas

A Igreja Matriz localiza-se na praça central da cidade. Sua construção teve início em 1785, por iniciativa do português João Francisco da Junqueira. Na parte interna da igreja encontra-se pinturas de José Joaquim da Natividade, discípulo de Aleijadinho. O principal destaque vai para a nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos.


igreja-do-rosario

Igreja do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é conhecida como Igreja de Pedra que, foi construída totalmente de pedras extraídas da própria região. Trata-se de uma construção típica da cidade de São Tomé das Letras, com pedras sobrepostas e sem argamassa, tendo sido iniciada pelos escravos no século XVIII.


cruzeiro

Cruzeiro

O Cruzeiro destaca-se como o ponto chave para aqueles que querem observar o ciclo da vida, isto é, é um ótimo local para avistar o nascer e o por do sol, bem como, o nascer da lua, sentir as noites frias e avistar milhares de estrelas. Afinal, somos universais.


discoporto

Discoporto

O Discoporto refere-se a construção de três caixas d´águas que ficam no alto do Parque Municipal Antônio Rosa, em forma de discos voadores, com desenhos que lembram os estraterrestres chegando na cidade.


mirante

Mirante

O Mirante está situado no Parque Municipal Antônio Rosa. Esta centralizado no meio de belezas naturais. Do local é possível ter uma visão de 360º de São Tomé das Letras e além. Ideal para pessoas que procuram a paz e a harmonia com os reinos da natureza. Legal para grupo de amigos que queiram bate papo junto a natureza.


 

.: Arredores


cachoeira-antareses_1

Cachoeira Antares

A Cachoeira Antares, também conhecida com o nome de “Cachoeira da Conquista”, fica a 15km em um desvio da estrada que leva para Conceição do Rio Verde. Trata-se de uma cachoeira de médio acesso e os candidatos a explorá-la terão que descer por um barranco íngreme.


cachoeira-da-chuva

Cachoeira da Chuva

A Cachoeira da Chuva fica a 2km do arraial do Sobradinho e oferece queda d´agua em forma de chuva. Trata-se de uma bela cachoeira e para chegar nela é necessário caminhar uns 15 minutos após estacionar o veículo.


cachoeira-da-eubiose

Cachoeira da Eubiose

A Cachoeira da Eubiose fica a 186 metros do trevo de São Thomé das Letras – Baependi – Sobradinho. Do centro da cidade de São Thomé das letras, é uns 3 km. Trata-se de uma cachoeira com águas cristalinas, que agrada tanto as crianças, como jovens e adultos. Seguindo o curso das águas, você encontrará várias quedas, entre elas, as corredeiras conhecidas como Pocinhos, Suiça e Paraíso.


pedra-da-bruxa

Pedra da Bruxa

A Pedra da Bruxa está localizada dentro do Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma formação rochosa que lembra a face e a silueta de uma bruxa. Por ter este nome, atrai centenas de pessoas de diversos níveis e culturas. Precisa-se ter cuidado ao ficar sobre a mesma porque o vento sopra com força e a “bruxa oculta” pode te derrubar.


pico-de-meditacao

Pico de Meditação

Os Picos de meditação estão localizados no Parque Municipal Antônio Rosa sobre as Montanhas e os penhascos de Pedras São Tomé. Descendo a trilha do Mirante encontrará tipo uma avenida formada por grandes paredões de pedras. O Pico fica no final da avenida. É necessário ter disposição física para chegar ao topo. No topo, ele é marcado por um círculo sobre a pedra. Local ideal para pensadores e casais que apreciam a vida e uma boa conversa.


piramide

Pirâmide

O escravo obedeceu. Ao ler a carta, seu senhor admirou-se de letra tão invejável e tão fino papel, incomuns para aquele tempo. Resolveu, então, ir até a gruta onde o escravo estivera, mas não encontrou mais ninguém. Porém, constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira. Assim, o senhor da fazenda decidiu colocá-la na capela, hoje substituída pela Igreja Matriz, perdoando o escravo por sua fuga.


gruta-sao-tome

Gruta São Tomé

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, mal tratado por seu senhor, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Um dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado.

O escravo obedeceu. Ao ler a carta, seu senhor admirou-se de letra tão invejável e tão fino papel, incomuns para aquele tempo. Resolveu, então, ir até a gruta onde o escravo estivera, mas não encontrou mais ninguém. Porém, constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Tomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira. Assim, o senhor da fazenda decidiu colocá-la na capela, hoje substituída pela Igreja Matriz, perdoando o escravo por sua fuga.


toca-do-leao

Toca do Leão

A Toca do Leão está localizada próximo do campo de futebol, na saída para Baependi. Os mais antigos contam que a formação rochosa era de dois animais, sendo que um deles estava engolindo o outro. Se a caminhada até a gruta for feita pelo Parque Municipal Antônio Rosa, apreciará uma boa vista.


cachoeira-do-flavio

Cachoeira do Flávio

A Cachoeira do Flávio fica a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi. Trata-se de uma excelente cachoeira para se banhar, não apenas por oferecer águas rasas mas, por trata-se de uma ducha perfeita que parece uma hidromassagem natural.


cachoeira-da-garganta

Cachoeira da Garganta

A Cachoeira da Garganta tem fácil acesso pela trilha do Vale das Borboletas e fica acima da cachoeira do Paredão. Trata-se de um local que exige esforço físico, até porque serão encontrados alguns obstáculos criados pela natureza, incluindo trechos escorregadios. Nossa sugestão é que você procure um guia especializado e que conheça bem o local.


cachoeira-sao-tome

Cachoeira São Tomé

A Cachoeira da Ricarda passou a ser chamada de Cachoeira São Tomé das Letras. A Cachoeira São Thomé está localizada na estrada que vai para a cachoeira vale das borboletas. É um local tranquilo, pouco explorado e oferece muita natureza ao seu redor. Como o local é de difícil acesso, recomendamos ir com um guia local.


cachoeira-da-lua

Cachoeira da Lua

A Cachoeira da Lua fica a 7km da cidade de São Thomé das Letras, no caminho para Sobradinho. Ela recebeu este nome porque durante a fase de lua cheia, o local fica mais que encantado, com reflexo da lua sobre as pedras e suas águas cristalinas. Há possibilidade de realizar saltos e muita diversão com a corda.


cachoeira-do-paraiso

Cachoeira Paraíso

Esta cachoeira têm origem do mesmo rio que forma a Cachoeira Véu da Noiva. É possível acessá-la trilhando um caminho belo e arborizado, podendo encontrar várias borboletas azuis. É um local ideal para pessoas que querem pegar um bom bronzeado, até porque está cachoeira possui uma pequena praia de areia branca.


 

Fonte: Portal São Tomé das Letras

Roteiro Turístico – São Tomé das Letras/MG

 

São Tomé das Letras – Minas Gerais – Brasil

 

São Tomé das Letras – MG – Brasil (melhor vídeo)

 

Ladeira do Amendoim e Gruta do Carimbado – São Thomé das Letras

 

São Thomé das Letras – Caminho das Pedras

:: Calendário Oficial de São Tomé das Letras

São Tomé das Letras recebe anualmente cerca de 20.000 turistas, a maioria distribuídos nos eventos: Carnaval, Semana Santa, Festa da Colheita e Réveillon. Nesta gestão, programamos eventos durante todo o ano, para proporcionar um fluxo mais contínuo de turistas.

Janeiro
Folia de Reis/Pastorinhas (6)
– Festa de São Sebastião (20)

Fevereiro
Carnaval antecipado (1 semana antes do Oficial)

Março
Emancipação Política (1º)

Abril
Semana Santa

Maio
Corpus Christi

Junho
Festa do Sobradinho
Festas Juninas

Julho
Festa do Padroeiro (3)
Festival da Canção (2ª. Quinzena)

Agosto
Festa da Colheita (Festa de Agosto)

Setembro
Semana da Pátria

Outubro
Semana da Criança
Halloween (31)

Novembro
Semana da Consciência Negra (2ª. Quinzena)
Dia do Músico (22)

Dezembro
Concurso de Poesias e Contos (2º Sábado)
Concerto Natalino de Corais
Natal (25) e Reveillon (31)

(*) TAMBÉM SÃO REALIZADOS DURANTE O ANO EVENTOS ESPORTIVOS COMO CAMPEONATOS DE MOUNTAIN BIKE, ENDUROS DE MOTO-CROSS, ARTES MARCIAIS E FUTEBOL.

 

*** Está página recebeu 204 visita(s). Hoje foi visitada 1 vez(es) nas últimas horas.